sábado, 8 de fevereiro de 2014

Pug

   O Pug é uma raça de cachorro originária da China. Sensível e terno, o Pug é um companheiro particularmente apegado, fiel a toda a família e dotado de boa natureza.

Pug (Mops, Carlin)

Informações Gerais 

   Sensível e terno, o Pug é um companheiro particularmente apegado, fiel a toda a família e dotado de boa natureza. Ele tem em geral humor estável e pode ser bastante encantador. Fácil de adestrar, ele precisa todavia aprender a respeitar as proibições desde a mais tenra idade. Muito sociável, ele gosta de dormir com seus congêneres. Quando respira, esse cão faz um barulho particular, que tem alguma coisa de grunhido e ronco ao mesmo tempo. Durante o sono, ele tende a roncar bastante ruidosamente. Muito apegado aos donos, os Pugs se mostram reservados ao extremo com estranhos. O Pug, que não e grande esportista, acostuma-se muito bem à vida em apartamento, com a condição de poder dar alguns saltos todos os dias. O Pug, cuja forma se inscreve francamente em um quadrado, tem cabeça larga, maciça e redonda, de focinho curto e quadrado. Grandes rugas profundas sulcam sua face e dão-lhe uma expressão singular. A pelagem, de pelo fino, curto, macio e brilhante, é de cor prata, damasco, fulva ou preta. As cores claras são acompanhadas de zonas escuras (máscara, orelhas, pintas de beleza, losango na testa, raia no dorso), para os quais se busca o contraste.


Características do Pug

    Nível de energia : Moderado
    Exercício : Pouco
    Brincalhão : Muito brincalhão
    Nível de afeição : Muito apegado
    Amigável com outros cachorros : Amigável
    Amigável com outros animais de estimação : Amigável
    Amigável com estranhos : Tímido
    Fácil de Treinar : Moderado
    Cão de Guarda : Sim
    Habilidade de proteção : Não muito protetor
    Cuidados com a aparência : Poucos
    Tolerância ao frio : Média tolerância
    Tolerância ao calor : Baixa tolerância

Tamanho

   Macho: De 25 a 28 cm
   Fêmea: De 25 a 28 cm

Peso

   Macho: De 6,3 a 8,1 kg  
   Fêmea: De 6,3 a 8,1 kg

Perfil

   Cão compacto e bem proporcionado

Temperamento

   Afetuoso e brincalhão.

Saúde

   O Pug precisa de exercícios diários. Não se dá bem em climas quentes e úmidos e não deve ser deixado fora de casa. Precisa de mínimo cuidado com a pelagem, porém limpeza diária nas rugas faciais. O Pug é um cachorro braquicefálico (com focinho achatado), e por isso pode haver problemas respiratórios. NOTA: A falta de limpeza nas rugas pode se tornar uma dermatite. O Pug não tolera calor e é sensível a anestesia. Tem tendência a ter problemas na córnea e obesidade. Expectativa de vida: 12 a 15 anos.

Origem

   Esse cão muito antigo, que se parece com um mastife em miniatura, veio da China, onde sua efígie figura sobre antigas porcelanas. Os primeiros Pugs foram sem dúvida importados na Holanda por mercadores. Em seguida, ele teria chegado à Grã-Bretanha em meados do século XIX. O rosto achatado lhe valeu o nome "Pug" (do inglês pug nose, "nariz achatado"). Sua face amassada, mascarada de preto, seus grandes olhos globulosos e seu temperamento agradável.

Filhotes de Pug

   Os filhotes de Pugs costumam ser brincalhões e cheios de energia. Necessitam de treinamento e educação desde cedo, caso contrário, o dono poderá ficar "refém" deste cão muito rapidamente. Normalmente os filhotes de Pugs mudam de cor desde o seu nascimento, cães da cor bege costumam nascer bem mais escuros especialmente na região da cabeça e dorso e a pelagem vai clareando com o tempo.

Curiosidades

   O Pug é uma das raças de cachorros mais antigas do mundo, relatos datam por volta de 400 anos antes de Cristo. - Uma das muitas lendas envolvendo os Pugs conta que os Pugs eram a ‘pedra no sapato’ de Napoleão Bonaparte. Isso porque sua esposa, Josefina, tinha um Pug de quem não se separava nunca e ele, por sua vez, não simpatizava nem um pouco com o imperador, a quem impediu mais de uma vez de entrar no quarto de sua dona. - Pugs eram adotados pelos nobres de vários países como símbolo de riqueza e ostentação.

Referência 

http://portaldodog.com.br/cachorros/racas/pug/

Nenhum comentário:

Postar um comentário